Por que investir em benefícios para colaboradores?

Quero começar este artigo com uma pergunta: se você pudesse escolher, ia preferir trabalhar em uma empresa que paga um bom salário ou em uma que, além de um bom salário, investe em bons benefícios para colaboradores?

De maneira bastante resumida, essa é uma das principais vantagens que uma boa política de benefícios traz para a sua empresa: ela se torna atrativa para todos os funcionários, novos ou atuais.

No entanto, há diversas pontos positivos que os benefícios podem trazer para o seu negócio.

Preparamos um artigo para que você possa entender a importância desta política, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

Continue a leitura com a gente!

O que são os benefícios para colaboradores?

Os benefícios trabalhistas podem ser considerados como complementos para o salário que os colaboradores recebem.

Vamos precisar falar com o RH.

No Brasil, alguns benefícios são considerados obrigatórios e devem fazer parte da política de benefícios de todas as empresas.

A obrigatoriedade está descrita na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e inclui benefícios como vale-transporte, FGTS, férias remuneradas, 13º salário e adicional noturno.

No entanto, buscando tornar-se mais atrativas e reconhecidas como bons lugares para se trabalhar, muitas empresas oferecem diversos outros tipos de benefícios. A lista é extensa e pode ser adaptada para cada realidade.

Plano de Saúde, vale alimentação e refeição, vale cultura, bolsas de estudo, auxílio-creche, convênios com outras empresas, assistência psicológica, educação financeira…

São diversos os tipos de benefícios que a sua empresa pode selecionar, na busca de ter um bom pacote para oferecer.

As vantagens dos benefícios para a empresa

Definir como será o pacote de benefícios da sua empresa é uma excelente oportunidade para mostrar o quanto ela investe em uma boa cultura organizacional.

uma empresa com benefícios para colaboradores
Agora eu vi vantagem.

Seja cumprindo o que a legislação determina, ou optando por incluir benefícios opcionais, o valor destinado para esse fim deve ser visto como um investimento, e não apenas um custo.

Isso porque a política de benefícios traz retornos indiretos para empresa. Entre estes retornos, podemos pontuar:

  • atração e retenção de talentos: quando bons benefícios são oferecidos, as pessoas querem fazer parte da empresa;
  • crescimento da motivação da equipe: quando os colaboradores sentem-se valorizados, eles trabalham com mais motivação.
  • aumento da produtividade: o sentimento de satisfação está diretamente ligado à produtividade.
  • ambiente de trabalho leve e agradável: oferecer bons benefícios traz resultados na cultura da empresa, tornando ela um lugar em que as pessoas gostam de estar.
  • ser referência no mercado: pense nas empresas que são referências e inovadoras. É bastante provável que elas possuem os melhores pacotes de benefícios.
  • melhorar a qualidade de vida dos colaboradores: os benefícios ajudam a sua equipe em diversos sentidos, desde poder se alimentar de maneira adequada à crescer profissionalmente.

Perceba que os benefícios a serem oferecidos podem variar, indo da oferta de frutas até a extensão da licença maternidade, por exemplo.

Da mesma forma, os retornos também são variados. Quanto mais a empresa investir em criar uma cultura positiva, mais estes retornos poderão ser observados nos resultados diretos da empresa.

Alguns benefícios opcionais

A lista de benefícios opcionais é extensa e, com criatividade, é possível definir benefícios personalizados para a realidade da sua empresa.

empresas sem benefícios para colaboradores
O colaborador sem vale-refeição.

No entanto, queremos destacar alguns tipos de benefícios que são bastante atrativos e ajudam a sua empresa a ter uma cultura organizacional positiva.

Vale Refeição e Vale Alimentação

Estes benefícios estão ligados diretamente à saúde e ao bem estar dos colaboradores, visto que permitem a alimentação durante a jornada de trabalho e também dentro de casa.

Geralmente fornecidos em formato de cartão, os valores podem ser utilizados em restaurantes, lanchonetes, panificadoras (no caso do vale refeição) e em mercados (no caso do vale alimentação).

Empresas com mais de 30 empregados são obrigadas a fornecer o vale-refeição ou alimentação na empresa, para os colaboradores.

Auxílio educação

O auxílio educação permite que a empresa invista no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.

Seja na forma de cursos de idiomas, bolsas para pós graduação, bolsas para cursos técnicos e outros formatos, estes benefícios agregam conhecimento aos colaboradores, tornando-os profissionais ainda melhores.

Quando os colaboradores possuem um conhecimento técnico ainda maior, podem desempenhar suas atividades e apresentar resultados melhores. Portanto, esse é um ótimo benefício para fazer parte da política da sua empresa.

Assistência psicológica

Outro benefício opcional comum entre as empresas é a assistência psicológica.

Diretamente ligado ao bem estar e à qualidade de vida dos colaboradores, consiste na disponibilização de profissionais que possam realizar um acompanhamento, por determinado período de tempo, para a pessoa obter suporte sobre assuntos de seu interesse.

Sua empresa cada vez melhor

Muito além de cumprir exigências e legislações, os benefícios são uma oportunidade de tornar a sua empresa um lugar cada vez melhor para se trabalhar.

O colaborador feliz sabendo que é valorizado

Quando o colaborador sente-se bem no seu espaço de trabalho, sua motivação para desempenhar suas atividades também aumenta.

O efeito pode ser sentido diretamente nos resultados finais da empresa. Seja em números de vendas, satisfação dos clientes ou nos resultados de pesquisas de clima.

Investir nos benefícios é justamente isso: um investimento, que traz retornos e não somente um custo para a sua empresa.

Além disso, é necessário também saber comunicar que sua empresa é um bom lugar para se trabalhar.

Para saber mais sobre esse tema, convidamos você a baixar o nosso ebook “Employer Branding: como atrair talentos para a sua empresa”.

Gostou deste artigo? Encaminhe para algum colega que também possa se interessar!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
AB Newsletter

Assine nossa
Newsletter

AVISO - CMVS ( CERTIFICADO MUNICIPAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA)

Buscamos garantir que seu estabelecimento esteja em dia com a legislação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Uma das exigências da legislação do PAT para aceitação dos produtos vale-alimentação e vale-refeição é a verificação do CMVS (CERTIFICADO MUNICIPAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA).

Importante: status para documentos dentro da validade (documentos vencidos deverão ser renovados ou reemitidos).

Diante da exigência, solicitamos o envio obrigatório do referido documento para o seguinte e-mail: atendimento2@abrapetite.com.br

Caso tenham algum problema quanto ao cumprimento do prazo, favor entrar em contato com nossa central de atendimento ao estabelecimento.

Acesso Empresa

Avisos

Novas Regras PAT
DIRF

Caro cliente. A sua DIRF está disponível para impressão neste link

Recadastramento Obrigatório

Acesso Credenciado

Qual o seu cartão?
Qual o seu cartão?

Solicitar Proposta

Nossos Telefones

Saldo / Usuários

(41) 4063-8040

Meu Saldo

Confira seu saldo
direto pelo nosso app

Quais são os 4 primeiros dígitos do seu cartão?

}