Toda e qualquer organização é feita de pessoas e o seu sucesso depende da dedicação de cada uma delas. Portanto, atrair os melhores profissionais do mercado se torna mais do que necessário.
O papel do setor de Recursos Humanos é estratégico nesse desafio, mas é necessário o engajamento da direção da empresa em entender o quanto isso é importante.
Isso acontece porque a atividade de recrutamento e seleção é melhor desempenhada quando há um respaldo da organização como um todo.
Neste artigo vamos falar mais sobre o papel do RH na atração de talentos, o papel da organização em dar suporte à atração de talentos e também dicas para vencer esse desafio.
Confira logo abaixo!
O papel do Recrutamento e Seleção
Nas maioria das empresas o setor de Recursos Humanos, com a área de Recrutamento e Seleção, é a porta de entrada dos novos talentos e colaboradores.
O Recrutamento e Seleção nada mais é do que uma área ou pessoa responsável por aplicar as técnicas de divulgação de oportunidades e seleção dos melhores candidatos.
E por mais que muitas pessoas acreditem que isso possa ser feito por qualquer profissional, os profissionais de RH conhecem as melhores maneiras e caminhos para atrair os talentos do mercado.
Portanto, queremos frisar neste artigo que ter esse profissional na sua equipe, ou até mesmo terceirizar essa função, poderá ajudá-lo a economizar tempo e recursos para encontrar o seu novo funcionário.
Por que atrair os melhores profissionais é importante?
Como apontamos no início deste blog post, o sucesso de uma organização está diretamente ligado às pessoas que a compõe.
O empenho, a força de trabalho e do capital intelectual dos colaboradores são a máquina que fazem uma empresa funcionar.
Dessa maneira, saber selecionar quem serão os profissionais a preencher uma vaga pode ser a chave para atingir os melhores resultados no dia a dia da empresa.
Se você já contratou um profissional, que depois de um mês acabou demonstrando uma falta de interesse ou ainda, não estar qualificado para a vaga, você entende muito bem o que queremos dizer.
Quando situações como essa acontecem, além de todo o trabalho e investimento para encontrar outro profissional, a empresa também sofre com a ausência de uma posição importante para a execução das suas atividades.
Então, investir tempo e recursos para tornar a sua empresa mais atrativa e o processo de Recrutamento e Seleção mais assertivo, deveria ser uma prioridade de todos os empreendedores.
Passos para ser uma empresa mais atrativa
É importante notar que, mesmo possuindo a melhor área ou profissional de Recrutamento e Seleção, a organização precisa entender o seu papel em atrair os melhores profissionais.
Durante o processo de encontrar um novo trabalho, conhecer qual é a empresa, quais os seus valores, como é o ambiente de trabalho, quais benefícios que ela oferece e outras características semelhantes, fazem toda a diferença.
Se você deseja ter os melhores talentos trabalhando na sua equipe, precisa pensar em como tornar a sua empresa um dos melhores lugar para se trabalhar.
Neste sentido, entender mais sobre como é a cultura da sua empresa se torna decisivo.
Alguns pontos que devem ser observados para ter uma cultura positiva:
- valorizar os colaboradores;
- possuir um bom pacote de benefícios;
- mostrar que os colaboradores têm a oportunidade de se desenvolver na empresa;
Como você pode observar, quando a empresa investe nos seus colaboradores e em construir uma cultura organizacional positiva, ela se torna mais atrativa para os profissionais do mercado.
Contando com os melhores profissionais na sua equipe e sabendo como mantê-los engajados, certamente os resultados da empresa serão cada vez mais satisfatórios.
Como o employer branding pode ajudar
Após entender o papel do RH e também da empresa em preparar o seu negócio para atrair os melhores profissionais, queremos falar um pouco sobre o employer branding.
Afinal, de nada adianta trabalhar para se tornar uma empresa atrativa e não divulgar isso para o mercado.
E é nesse momento que o Employer Branding pode ajudar.
De maneira bastante resumida, essa ferramenta consiste em divulgar tanto para a sua equipe, quanto para o mercado, o quanto a sua empresa valoriza e investe nos colaboradores.
Essa comunicação deve ser feita de maneira planejada, para ser bastante eficaz. No entanto, confira alguns exemplos de ações que ajudam nessa divulgação:
- Página de carreiras: criar uma página no site da empresa, mostrando tudo o que o candidato pode esperar ao trabalhar com você;
- Eventos: participar e organizar eventos em que você possa apresentar mais sobre a cultura da empresa;
- Canais de avaliação: acompanhar sites de avaliação, como o Glassdor;
- Provas sociais: utilize as redes sociais, email marketing e outros canais para mostrar que as pessoas podem acreditar em tudo isso. (A participação dos colaboradores é essencial nesse processo).
Estes são apenas alguns exemplos de ferramentas e canais que ajudam na atração dos melhores profissionais.
Atrair os melhores profissionais exige planejamento
Como você conseguiu ler neste blog post, para atrair os melhores profissionais do mercado é preciso:
- investir na área de recrutamento e seleção da empresa, para realizar contratações mais assertivas;
- dedicar tempo e recursos para tornar a sua empresa o melhor lugar para se trabalhar.
Todo esse processo não é algo que pode ser feito de um dia para o outro. Requer planejamento e paciência para começar a ver os resultados.
No entanto, quando a cultura da empresa começa a se renovar e se tornar uma cultura positiva, é muito mais fácil de mantê-la neste caminho.
Ser constante em implementar essas melhorias, traz resultados únicos tanto para o clima da sua empresa, quanto para atrair talentos e para atingir melhores resultados.
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