A cultura organizacional possui impacto direto nos resultados das empresas. Por esse motivo tem sido objeto de pesquisas e estudos em diversas áreas, da administração à comunicação.
Todas as empresas possuem algum tipo de cultura. A grande diferença é que algumas tomam ações para fazer a gestão dela e outras não possuem nenhuma iniciativa neste sentido.
No entanto, deixar a cultura existir por si só, sem identificar as suas características e entender quais os caminhos para melhorá-la, pode causar diversos problemas no dia-a-dia da organização.
Destacamos alguns logo abaixo:
- desmotivação no trabalho;
- saída dos melhores profissionais da empresa;
- alto índice de turnover;
- baixos resultados da empresa;
- clima hostil e desconfiança entre os colaboradores;
- entre outros…
Diante destes problemas, preparamos este guia com as principais informações necessárias para você entender o que é a cultura organizacional e qual a importância de criar uma cultura positiva.
Entender a cultura organizacional é essencial para melhorar os resultados da sua empresa.
Nos acompanhe nessa leitura com atenção para poder aplicar os conhecimentos obtidos na rotina diária do seu trabalho.
Vamos nessa?
O que é a cultura organizacional?
A cultura organizacional é a identidade de uma empresa. Ela é composta dos hábitos, crenças, valores e comportamentos compartilhados em um ambiente de trabalho.
Ela não existe sem as pessoas e se expressa por meio dos profissionais que trabalham na organização.
No entanto, a cultura não parte dos colaboradores e pode ser modificada e trabalhada pelos gestores de uma empresa.
Os alicerces de uma cultura organizacional são: a sua missão, visão e valores.
Isso mesmo, os conceitos básicos de planejamento estratégico e administração também dão o norte para os hábitos organizacionais.
Saber quem a empresa é e onde ela quer chegar é o caminho para entender quais valores a levarão até lá.
E é com base em tudo isso que a cultura começa a existir. A cultura poderá ser expressa em diversos momentos:
- no código de conduta da empresa;
- nas políticas das áreas;
- nos processos da organização;
- na comunicação interna;
- nas atitudes dos líderes e colaboradores;
- etc.
Como é possível observar, os líderes da empresa, a área de Recursos Humanos e os sócios da organização possuem papel decisivo na existência de uma cultura organizacional positiva.
A maneira como um negócio se organiza, lida com seus colaboradores e se posiciona para o mercado também é determinada por esse conjunto de hábitos e valores.
Uma boa cultura empresarial pode se tornar o grande diferencial competitivo no mercado. Por isso a importância de saber mais sobre o tema e desenvolvê-lo na sua organização.
Cultura X Clima Organizacional
Os termos cultura e clima organizacional são muito utilizados quando tratamos de negócios.
Ambos são fatores importantes para o sucesso de uma empresa, mas possuem diferenças entre eles.
Conforme citamos anteriormente, a cultura é o código de conduta e a identidade da empresa. Ela quem guia a maneira que a empresa irá se posicionar e como os seus colaboradores irão interagir com os públicos.
Confira neste artigo do nosso blog 6 fatores que influenciam na cultura da empresa.
Já o clima organizacional representa a percepção dos colaboradores sobre a organização.
Fatores como as condições de trabalho, a estrutura do escritório e o relacionamento entre líderes e subordinados são exemplos que interferem no clima da empresa.
A grande diferença entre eles é que o clima organizacional pode ser alterado rapidamente.
Se algo está incomodando ou chateando os colaboradores, ao resolver este problema o colaborador se sente satisfeito momentaneamente.
No entanto, é difícil manter um bom clima organizacional sem uma boa cultura na empresa.
Isso porque a cultura é o DNA da empresa.
Se a empresa se define como transparente, incentivadora do diálogo e uma organização que valoriza as pessoas, por exemplo, tem mais chances de desenvolver o bem-estar no trabalho e um ambiente que mantém todos motivados.
Se uma empresa não possui uma cultura forte, definida e positiva, as chances de ter um bom clima organizacional são mínimas.
Vamos entender mais sobre como e quando uma cultura empresarial pode ser negativa? Continue a leitura com a gente!
Cultura organizacional negativa
Sem os cuidados para gerenciar a cultura da organização, há grandes chances dela se tornar negativa.
Uma cultura negativa prejudica o bem-estar dos colaboradores, reduz a produtividade e diminui a motivação.
Para saber se algo está errado com a cultura de uma empresa, é preciso estar atento a alguns sinais:
Desmotivação
Quando os membros da sua equipe possuem pouca iniciativa no trabalho e reclamam com frequência, pode ser um sinal de problemas na cultura da empresa.
A motivação é essencial para qualquer organização, pois pessoas engajadas e comprometidas com o seu trabalho e os objetivos do negócio apresentam melhores resultados.
Valorizar as pessoas é a melhor maneira de criar uma cultura que resulte em pessoas motivadas.
Liderança controladora
Os líderes possuem um papel essencial na cultura da empresa. Por esse motivo, investir no treinamento e desenvolvimento dos gestores é essencial.
Quando a liderança tem posturas inadequadas, impactam diretamente na maneira que os colaboradores se sentem e desempenham suas atividades.
Líderes que não abrem mão do controle absoluto sobre todas as tarefas e que não dão espaço para a equipe ter voz e colaborar, acabam tornando o clima e a cultura negativos.
Fofocas no ambiente de trabalho
As fofocas relacionadas à decisões da empresa, surgimento de boatos e especulações também são sinais de problemas na cultura da empresa.
Se a organização não possui uma postura de clareza e transparência com os colaboradores, a “rádio peão” se encarrega de espalhar informações.
Muitas vezes informações sigilosas ou até boatos prejudicam o clima e podem causar situações ainda mais constrangedoras.
Ao se deparar com esse problema, buscar resolver os conflitos e encontrar meios de evitá-los é a melhor maneira de agir.
Alto índice de turnover
A saída constante de colaboradores da empresa também é um sinal de alerta.
Quando as pessoas não se identificam com os valores da empresa, se sentem desvalorizadas, sobrecarregadas ou acreditam que merecem melhores salários e benefícios, elas buscam oportunidade em outros lugares.
A alta rotatividade aumenta os custos com recrutamento e seleção, além de diminuir a qualidade das entregas, visto que as equipes trabalham por pouco tempo juntas e há a constante necessidade de treinar novas pessoas.
Se sua empresa está passando por esse problema, criar uma entrevista de desligamento para entender os motivos da saída pode ajudar a identificar os pontos que devem ser trabalhados.
Ainda há diversos outros sinais de uma cultura organizacional negativa. O que importa é você entender que sem pensar na cultura da sua empresa e em maneiras de gerenciá-la, fica mais difícil de obter resultados positivos no clima da empresa.
Como gerenciar a cultura organizacional
Já mencionamos que todas as empresas possuem uma cultura, seja ela gerenciada estrategicamente ou não.
Quando uma organização decide tomar ações para definir a sua cultura e torná-la positiva, ela pode se tornar referência em sua área de atuação.
Isso porque a cultura positiva impacta diretamente na maneira que os colaboradores veem o seu local de trabalho.
Profissionais motivados se tornam os melhores advogados da sua marca.
Além disso, uma cultura bem definida traz melhores resultados, melhora o relacionamento com clientes, fornecedores e outros públicos, além de ser positiva para a sua reputação.
Nesse momento, você pode estar se perguntando “o que fazer para gerenciar a cultura organizacional?”
É este ponto que explicaremos a seguir. Continue com a gente!
Qual a sua missão, visão e valores?
O primeiro passo para pensar na cultura é definir o que é o seu negócio, onde você deseja que ele chegue e como quer que ele seja visto pelo mercado.
Tudo isso é possível definindo qual a missão, visão e valores da empresa:
- missão – é o propósito da sua empresa, o motivo dela existir.
- visão – é o que você deseja alcançar e onde quer chegar com o seu negócio;
- valores – são as crenças que servem de guia para as atitudes e ações tomadas na organização.
Com estes pontos definidos, a base para gerenciar, modificar ou implementar uma cultura positiva está pronta.
Ouça os seus colaboradores
Os membros da sua organização conhecem a cultura vigente melhor do que ninguém.
Desenvolver uma pesquisa para entender a perspectiva dos colaboradores é importante pois, a partir dela, é possível definir um plano de ação para as melhorias a serem feitas.
Além disso, incluir as equipes no processo de gerenciamento da cultura organizacional trará uma recepção maior às mudanças que serão feitas.
Defina e documente a rotina da sua empresa
Como a cultura organizacional está presente nos hábitos da empresa e seus colaboradores, é importante pensar na rotina da empresa e como ela deve ser.
Isso se dá através das políticas internas, processos, códigos de condutas e regras da organização.
Esse é um momento mais burocrático, porém essencial para que os colaboradores saibam como devem agir e quais os padrões de comportamento que a empresa espera.
As políticas devem ser claras e de fácil compreensão, para que todos possam assimilar as informações e cumprir o que for necessário.
Não é necessário implementar todas as políticas de uma única vez. Ao definir uma política crie reuniões para apresentá-las, treine os seus líderes e permita que os colaboradores tirem suas dúvidas.
Isso facilita que elas sejam assimiladas e passem a fazer parte da cultura e rotina de cada um.
O papel do Recursos Humanos
A área de Recursos Humanos é uma das mais estratégicas para o gerenciamento da cultura organizacional.
A gestão das pessoas lida diretamente com as políticas internas e o seu bom funcionamento.
Por isso é de extrema importância que todas as políticas sejam definidas juntamente com o RH.
Além disso, a divulgação da missão, visão, valores e políticas da empresa é essencial para que a cultura positiva seja estabelecida.
Uma empresa que não define os seus objetivos e muito menos os comunica para todos os colaboradores, dificilmente consegue gerenciar e fazer mudanças em sua cultura.
Comunicados, campanhas, intranet, e mails, palestras, cartazes e outras ferramentas de comunicação interna são as grandes aliadas para o gerenciamento da cultura.
Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: “quais são os benefícios de investir em um cultura organizacional positiva?”
É esse ponto que queremos abordar no próximo tópico!
Benefícios da cultura organizacional
O ambiente de trabalho é um fator essencial para os resultados de uma empresa.
E um ambiente de trabalho que promove o bem-estar das pessoas, mantém a equipe motivada e se orienta para os colaboradores, só é possível com uma boa cultura organizacional.
Porém, a cultura organizacional tem diversos outros benefícios, quando é gerenciada e se torna positiva. Confira alguns deles!
Senso de pertencimento
Quando há uma cultura forte, as pessoas se identificam com a missão da empresa e sentem-se parte importante para que a organização alcance os seus objetivos.
O pertencimento diminui conflitos internos e gera união entre os colaboradores. Tudo isso torna mais fácil que a empresa atinja resultados e alcance seus objetivos.
Assertividade nos objetivos da empresa
Quando a empresa sabe onde quer chegar, definindo isso por meio de uma cultura bem delimitada, é possível traçar objetivos com maior assertividade.
Os valores do negócio são fundamentais para levá-lo a uma direção certa. Além disso, os colaboradores passam a ter mais clareza do seu papel e sua importância no cumprimento de metas da empresa.
Isso gera mais engajamento, produtividade e, consequentemente, melhores resultados.
Atração de talentos e redução do turnover
Uma empresa que possui um propósito e valores bem definidos se torna mais atrativa para o mercado de trabalho.
Encontrar uma organização cujo os propósitos se alinham aos propósitos pessoais, aumentam as chances de contratação dos melhores profissionais.
Além disso, a cultura da empresa também envolve as políticas e programas de RH.
Possuir um bom pacote de benefícios, uma boa política de Cargos e Salários, investir em treinamentos, lideranças e outros itens, fazem a diferença na organização e a coloca em posição de destaque entre seus concorrentes.
Atrair mais clientes
Outro benefício que uma cultura organizacional positiva pode trazer é a conquista de novos clientes.
Um dos pontos necessários para gerenciar a cultura da empresa é criar as políticas e processos das áreas.
Quando todos na empresa sabem quais são os seus objetivos e como devem agir para alcançá-los, incluindo as atividades que devem ser feitas, de que maneira, qual posicionamento e tudo mais, os resultados vem.
Além disso, uma cultura bem estruturada tem consequência direta na qualidade dos produtos e serviços prestados.
Tudo isso impacta diretamente em melhores resultados e mais clientes.
Os benefícios de investir no gerenciamento da cultura organizacional são diversos.
Esperamos que tudo o que pontuamos até aqui já tenha lhe ajudado a entender a importância da cultura da empresa e como trabalhar para torná-la cada vez mais positiva.
Antes de encerrarmos, confira um grande exemplo de uma empresa que abraçou esta causa e tem colhido os resultados.
O case da Magazine Luiza
O Magazine Luiza é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores cases de cultura organizacional do Brasil, nos últimos anos.
O sucesso é tamanho, que a própria Harvard voltou seus olhos para entender melhor como a empresa cresceu tanto nos últimos anos.
A empresa, que surgiu em 1957, passou por grandes transformações desde 1991, ano em que Luiza Helena (sobrinha dos fundadores) tomou a frente dos negócios.
Desde que assumiu, o grande desafio foi implantar uma nova cultura na organização, de cima para baixo.
Uma de suas primeiras decisões foi tornar a gestão mais horizontal, quebrando paredes e facilitando o diálogo entre colaboradores e gestores. Uma verdadeira política de portas abertas interna.
Nos dias de hoje, os princípios e valores da empresa são parte do dia a dia dos colaboradores. Eles orientam o jeito de ser de cada colaborador e como eles devem se relacionar entre si e com os clientes.
Além disso, um forte investimento na área de Recursos Humanos e treinamento de líderes foi essencial para que a cultura se estabelecesse e trouxesse resultados.
Conclusão
Esperamos que este guia tenha esclarecido algumas das suas dúvidas sobre a cultura organizacional e como ela pode trazer benefícios para a empresa.
O gerenciamento da cultura da empresa não é uma tarefa fácil e exige a participação das lideranças e da área de Recursos Humanos.
Porém, quando há um comprometimento em estabelecer uma boa cultura, os resultados do trabalho sempre aparecem.
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