Toda empresa tem o seu próprio estilo de trabalho e cultura local, mas como podemos fazer uma pesquisa de clima organizacional para entender o que está acontecendo lá dentro?
Relembrando em poucas palavras, uma cultura organizacional é praticamente a postura de trabalho dos colaboradores, tendo em vista o que a empresa representa.
Caso queira entender melhor sobre esse tópico, temos nosso post “Cultura Organizacional: o que é e qual a sua importância”. Vale a pena conferir para saber mais!
Sabendo dos benefícios que uma cultura positiva ao ambiente de trabalho, agora iremos apontar o que é uma pesquisa de clima organizacional, qual o objetivo em aplicá-la, os métodos que podem ser utilizados e como colocá-la em prática.
O que é e para que serve?
Pesquisar o clima organizacional é importante para estar em dia com o que ocorre na empresa, de certa forma.
Não dizendo sobre fofocas ou coisas assim, mas referente a satisfação dos colaboradores em relação aos processos internos.
Assim, ela irá medir o que funciona e o que não tem funcionado dentro da metodologia de trabalho.
Isso se dará através de perguntas sobre a empresa – seja em uma entrevista ou formulário distribuído para os colaboradores, contendo perguntas sobre suas políticas, a satisfação dele em trabalhar lá, sobre seus produtos e serviços.
Também é importante questionar sobre o sentimento dos benefícios e sobre a liderança e seus líderes. Tendo assim, um escopo geral da visão de tudo que ocorre lá dentro.
A cultura organizacional coloca a importância e o sentimento de pertencimento nos colaboradores, então no momento de ocorrer um feedback não será diferente.
Sendo assim, ela ajudará a entender se algo deve ser alterado ou se o atual ambiente de trabalho está otimizado e funcional.
Além disso, ela otimiza a comunicação interna, integra as áreas e potencializa as ações gerenciais, em destaque do RH.
O reflexo disso é o fortalecimento e desenvolvimento profissional, uma vez que os resultados pessoais interferem em um todo e que, após a pesquisa, é fácil notar os pontos fortes de cada colaborador.
Para que fazer a pesquisa de clima organizacional?
Por ser a percepção de todos referente ao ambiente de trabalho e às políticas da empresa, ele pode indicar problemas que impactam diretamente os colaboradores e, consequentemente, os processos de trabalho.
Mesmo que tudo pareça muito bem alinhado, ela deve ser feita com uma certa frequência. Afinal, trabalhamos com humanos e todos são mutáveis.
Dessa forma, são flexibilizados os processos de acordo com o momento.
Primeiramente, apenas da pesquisa de clima organizacional ser feita os colaboradores já entendem que sua voz está sendo ouvida, aumentando o senso de pertencimento.
Em segundo, poderá se notar padrões (positivos ou negativos) nos comportamentos e de acordo com suas respectivas áreas. Isso pode ajudar a otimizar tarefas e às vezes até eliminar partes do processo sem afetá-lo.
Por último, os resultados podem ditar as tomadas de decisão, uma vez que indicará novos caminhos e melhorias que a empresa pode fazer para se tornar cada vez melhor
Métodos de pesquisa de clima organizacional
Antes de falar sobre os métodos em si é importante ressaltar que apenas observar de longe não é uma opção.
Além de poder ocorrer desentendimentos, o ideal de pesquisa também é ouvir os colaboradores.
Sabendo disso, existem dois métodos para fazer essa pesquisa:
Questionário
Estático, que pode ser feito no papel ou através de formulários na web, o questionário é a melhor forma para algo mais superficial e geral.
Ela leva menos tempo para elaborar e verificar os dados, além de ser bem fácil de distribuir e de ter acesso aos resultados.
Ou seja, algo mais focado e de fácil análise, que pode assegurar a confidencialidade das informações.
Ela pode conter questões de múltiplas escolhas ou dissertativas, caso queira dar mais liberdade de expressão.
Entrevista
Ao contrário do questionário, a entrevista tende a ser mais dinâmica e ter a maleabilidade de “sair do roteiro”.
Existe uma linha a ser seguida e perguntas primárias a serem escolhidas mas existe a possibilidade que, de colaborador a colaborador, novas perguntas surjam ao ouvir as repostas.
Por isso, esse é um método que dá um escopo completo, que pode mostrar o motivo da rotatividade de algumas áreas ou a visão desse colaborador sobre os ideais do ambiente de trabalho.
Net Promote Score
Uma metodologia usada para isso é chamada de NPS (Net Promoter Score), que se baseia em perguntas de “níveis”.
Como por exemplo: “De 0 a 10, o quanto você se identifica com a nossa empresa”.
Nela, os resultados são extremamente claros, variando entre os detratores, os neutros e os promotores.
Detratores (notas de 0 a 5): apontam grande insatisfação com seus empregos e com a empresa. É possível que falem mal da empresa, a promovendo negativamente. São colaboradores que não estão engajados.
Neutros (notas de 6 a 8): indicam que estão satisfeitos ou apenas contentes, porém ainda não exibe muito entusiasmo para com a empresa.
Promotores (notas 9 e 10): são os colaboradores completamente engajados na empresa, tendo motivação e acreditando no potencial como um todo. Como o nome diz, promovem a empresa de forma natural.
Caso queira se aprofundar nesse método, existe uma pesquisa bem profunda sobre ele no blog Satisfação de Clientes.
Como obter bons resultados na pesquisa de clima organizacional
Elabore sua linha
Tudo exige planejamento, principalmente em algo que envolva a grande maioria da empresa.
Saber qual (ou quais, pois podem ser utilizados mais de um) métodos de pesquisa e exatamente quais são as perguntas e o que queremos descobrir em exato é de extrema importância.
Ficaria estranho sentar em uma entrevista de satisfação e simplesmente tentar improvisar.
Além de pensar nas perguntas a serem feitas, também é bom tentar prever ramificações que podem surgir dela, assim também não será pego de surpresa.
A definição de metas e organização são essenciais para chegar a um bom resultado,
Não obrigue a participação
Ter muitos colaboradores participantes seria incrível, mas tente os encorajar de uma forma que não sejam obrigados.
Por obrigação, pode ser que muitos não se soltem ou não digam a verdade por estarem se sentindo intimados: afinal, é algo que estão sendo obrigados a fazer.
Estimule o engajamento com a pesquisa, mas sempre deixe claro que não haverá algum tipo de punição caso não queiram contribuir.
Mostre os resultados
Transparência sempre será um termômetro do bom clima organizacional. Não há motivo para esconder os resultados dos colaboradores.
Se as coisas estão boas, também é importante que todos saibam.
Mas caso hajam resultados negativos, a empresa deve admitir isso: esse é um dos melhores jeitos de se mostrarem ciente e ouvintes aos colaboradores.
E independente do resultado, ao mostrá-los deve-se apontar para o futuro e explicar o que está por vir.
Iremos continuar no mesmo caminho, ou vamos reformular algumas coisas para otimizar o processo?
Toda essa decisão poderá ser apontada ao analisar o resultado das pesquisas.
A pesquisa de clima organizacional trabalha a seu favor
Não tenha medo de botá-la em prática, pois é uma ferramenta que está aí para ajudar e apontar erros que possam e devem ser corrigidos.
De quebra, ela gera o engajamento e motivação dos colaboradores ao verem que seu feedback está sendo ouvido.
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