Antes de falarmos sobre a cultura organizacional, vamos falar o que é cultura em si: ela é um jeito institucionalizado de pensar e agir.
Sendo uma soma de atitudes individuais e grupais, ela é como uma linha de comportamento a ser adotada que veio se moldando por muito tempo até chegar no que conhecemos hoje.
Tendo essa ideia e aplicando ela para dentro da empresa que temos a cultura organizacional: uma postura instruída para os colaboradores adotarem.
Nesse texto vamos conhecer as características, benefícios, o papel do RH em criar essas práticas e ações que podem ser tomadas que ajudarão a melhorar a cultura organizacional em sua empresa.
A importância da cultura organizacional
Mesmo que não trabalhada, toda empresa tem uma cultura, afinal, ela é o modo de agir dentro dela.
Colocar em prática uma alteração ou fortalecimento da sua cultura organizacional, gera o senso de pertencimento e engajamento do colaborador.
Além de ser um forte diferencial competitivo, ela inclui uma climatização positiva no ambiente, impede rixas e motiva toda a equipe.
Incluir práticas saudáveis de trabalho se traduz em melhores resultados e deve ser um esforço coletivo, unindo empresa e seus colaboradores.
E esse é o esqueleto da cultura organizacional: boas práticas em um ambiente de trabalho.
Como ela se traduz nos resultados da empresa?
A principal influência de uma boa cultura organizacional é o bem estar do colaborador. Isso reflete, consequentemente, nos resultados.
Um colaborador fisicamente e mentalmente saudável, apresenta melhor proveito do seu tempo no trabalho, dando melhores resultados.
É importante também que ele tenha vontade de ser seu colaborador: coisas que são reflexos de um bom ambiente de trabalho, logo, de uma boa cultura organizacional.
Como existem vários modelos de empresa, também há diversas versões da cultura organizacional a disposição para pôr em prática.
Tipos de cultura organizacional
Maleáveis, existem cinco tipos de cultura organizacional para se pensar em implementar e combinar dentro de sua empresa:
Cultura de poder
Caracterizada pela forte presença de um líder. É comum em pequenas empresas e pode ser boa por estimular competitividade saudável.
Por isso, é ideal que não seja unilateral: combinando esse modelo com outros para balancear e evitar conflitos.
Cultura de papéis
Mais engessado e estruturado, é um sistema mais formal que normalmente está constantemente analisando os colaboradores.
É um método focado em grupos e focado na eficiência geral, girando em torno da execução de tarefas fixas.
Cultura de mercado
Esse modo é instruído pela realização de tarefas individuais, criando competitividade entre líderes e colaboradores e estimulando metas e resultados.
Profissionais específicos para cada atividade é um ponto chave desse modelo.
Cultura de colaboração
Como o próprio nome diz, é um sistema formado por grupos em constante comunicação – seja através de conversas ou reuniões.
Flexível, não foca nas atividades e processos, e sim em estabelecer um ambiente de trabalho agradável.
Cultura de pessoas
Nesse caso crenças e ideologias são fatores importantes para a empresa. É um método que as coloca o colaborador em prioridade.
Isso faz um local de trabalho que condiz demais com a valorização do profissionais, algo adotado por empresas jovens que procuram fugir dos modelos tradicionais.
É fundamental notar quais métodos que podem ser aplicados pela empresa, por meio de pesquisas diretas e indiretas.
Papel do RH na manutenção da cultura organizacional
Exercendo um papel fundamental na implementação ou melhoria da cultura organizacional, o RH é a ponte entre líderes e colaboradores.
Ou seja, cabe a ele treinar e entregar de forma estrutural as boas práticas cabíveis dentro de seu ambiente.
Acima de tudo, é seu papel principal exalar tal cultura.
Ao tratar diretamente com os colaboradores, se as práticas não forem adotadas pelo RH, é de se notar que a eficiência será muito menor.
Em uma matéria do Na Prática, há dicas de como identificar a cultura organizacional já existente da empresa.
Ações que podem ser tomadas para melhorar a cultura organizacional
Passe a missão e valores da sua empresa
Tirando do caminho o óbvio: caso ainda não tenha sua missão e valores, é de suma importância criá-las.
Uma vez definido será muito mais fácil direcionar qual modelo de cultura organizacional será implementada.
Esses valores não devem ficar apenas no papel.
É necessário que todos entendam e dialoguem com o que é representado por meio dessas diretrizes.
Alinhe a cultura aos objetivos da empresa
Uma vez presente, a missão e valores devem guiar o seu objetivo como empresa.
Sendo assim, tal objetivo deve ser transmitido a todos seus colaboradores e consequentemente se transmitirá na cultura interna.
Quando todos estão engajados em seu trabalho, a busca pelo objetivo escolhido para ser alcançado se torna algo orgânico.
Ouça os seus colaboradores
O diálogo sempre foi essencial para uma melhoria nas práticas do ambiente do trabalho.
Ouça as opiniões e as considere, sejam elas positivas ou negativas.
Caso haja um padrão de reclamações, perceba que algo realmente não está certo.
Porém se o caminho seguido estiver certo, isso será visível tanto dentro quanto fora da empresa.
Entregue benefícios
Beneficiar os colaboradores é sempre bem vindo, seja com prêmios internos ou itens mensais.
Assim, as vantagens de fazer parte de sua empresa tornam-se ainda maiores e visíveis.
Por consequência, além de instigar internamente, novos colaboradores se sentiram atraídos pelo que você oferece.
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Divulgue a cultura da empresa internamente e externamente
Esse é um feito orgânico.
Afinal, os colaboradores são a imagem de sua empresa tanto quanto qualquer líder.
Logo, um colaborador feliz em um ambiente que o favoreça e se comunique com ele, mostrará o quão vantajoso é trabalhar para sua empresa.
É claro que a intenção possa ser melhores resultados, porém deve-se olhar para um colaborador como ele é: um humano.
Todos têm suas vidas pessoais e seus problemas, e promover uma boa cultura organizacional só acrescenta e melhora a vida de seus colaboradores.
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