AS MUDANÇAS QUE ESTÃO OCORRENDO NO PAT – PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO TRABALHADOR
 
Em maio de 2023 entrarão em vigor algumas alterações na legislação do PAT, que foram estabelecidas pelo Decreto
n° 10.854/2021. Essas mudanças terão impacto em toda a cadeia que envolve as operadoras, comerciantes,
restaurantes, empregadores e os próprios trabalhadores/usuários que participam do programa.

Muitos pontos ainda deverão ser regulamentados, mas é importante desde já tomar conhecimento de algumas
modificações que já estão definidas, especialmente para o Empregador.

Com o intuito de contribuir para esclarecer o benefício do PAT transcrevemos suas características:

Regras PAT – Programa de Alimentação Trabalhador:

  • A inscrição no PAT é obrigatória quando a empresa concede benefícios de vale-alimentação e vale-refeição e
    utiliza os benefícios fiscais que o programa oferece.
  • Para todas as empresas com tributação do Simples Nacional e Lucro Real é necessária a inscrição no PAT? Sim.
  • As empresas inscritas no PAT e que fornecem vale-alimentação e/ou vale-refeição são isentos da parcela de
    tributação sobre o FGTS e o INSS, pois o benefício não incorpora no salário.

As novas regras estabelecem o seguinte:

  • Os benefícios vale-alimentação e vale-refeição não serão unificados. Cada benefício precisa cumprir com a
    sua finalidade;
  • Não será possível a migração de saldo entre os benefícios;
  • Fica proibida a concessão de descontos ou bônus denominados no mercado como taxas negativas ou rebate;
  • A partir de 01.05.2023 fica proibido a concessão de prazos para novos clientes e os contratos vigentes
    mesmo com prazo terão natureza de pré-pago.

Além disso, está na fase de estudos e desenvolvimento pelas operadoras a Interoperabilidade (o usuário poderá usar
seu benefício em todas as redes das diversas empresas fornecedoras) e a portabilidade (o usuário pode migrar seu saldo
para outras empresas fornecedora de benefícios).

Para se inscrever no PAT o empregador precisa acessar o site do Ministério do Trabalho e Previdência,
http://www.trabalho.gov.br/sistemas/patnet/ e se cadastrar. Caso tenha dúvidas sobre o cadastro entre em contato pelo
telefone 41 3259-8040.

 

Para esclarecimentos, consulte seu consultor.

Estamos também a disposição através dos seguintes canais:

e-mail : abrapetite@abrapetite.com.br

Telefone (041) 3259-8002 ou 3259-8032

Acesso Empresa

Avisos

Novas Regras PAT
DIRF

Caro cliente. A sua DIRF está disponível para impressão neste link

Recadastramento Obrigatório

Acesso Credenciado

COMUNICADO

Prezados Clientes,

Informamos que não teremos expediente nos dias:

  • 15 de novembro (sexta-feira)

  • 16 de novembro (sábado)

Retornaremos às atividades normais no dia 18 de novembro (segunda-feira).

Agradecemos a compreensão e desejamos a todos um ótimo feriado.

Atenciosamente,

Abrapetite

Qual o seu cartão?
Qual o seu cartão?

Solicitar Proposta

Nossos Telefones

Saldo / Usuários

(41) 4063-8040

Meu Saldo

Confira seu saldo
direto pelo nosso app

Quais são os 4 primeiros dígitos do seu cartão?